Anvisa lanša hotsite sobre descarte de medicamentos  
  Data de publicação: 01/08/2011  
     
 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou aos cidadãos um hotsite (http://189.28.128.179:8080/descartemedicamentos) com informações sobre o descarte de medicamentos. O tema vem sendo debatido pela agência, juntamente com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, setor produtivo e sociedade.

O objetivo é propor uma solução para evitar que medicamentos que sobram em casa acabem no lixo comum, contaminando o meio ambiente e trazendo riscos à saúde. Desde 2008 a Anvisa vem discutindo uma solução para estes problemas. O trabalho ganhou força em 2010, com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Até o segundo semestre deste ano deverá ser apresentada uma proposta que permita o envio de medicamentos vencidos ou sem uso para o tratamento correto.

A PNRS estabelece que o setor produtivo, usuários e poder público têm responsabilidade compartilhada na definição do destino correto aos produtos e bens de consumo, ao final de sua vida útil. De acordo com a política, o País terá regras para lidar com os resíduos que puderem ser reciclados. E os rejeitos que antes poluíam o meio ambiente, como os medicamentos, passarão a ser tratados de forma ambientalmente adequada.

Até outubro, os grupos de Trabalho Temático, inclusive o de medicamentos, vão construir acordo sobre o descarte. Além de medicamentos, os grupos estão focados nos eletroeletrônicos, lâmpadas, embalagens e resíduos de óleos lubrificantes.

Fonte: Presidência da República

 
     
   
 

 

 

 © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados a Camargo e Campos Desenv. VisioArt