MP obtém liminar que obriga Prefeitura de Americana a realizar cirurgia em paciente com aneurismas  
  Data de publicação: 12/03/2013  
     
 

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e do Patrimônio Público e Social de Americana, obteve da Justiça liminar em Ação Civil Pública determinando que a Municipalidade providencie, com urgência, cirurgia de embolização cerebral em uma paciente com diagnóstico de acometimento por quatro aneurismas cerebrais. Segundo a decisão, a cirurgia deverá ser realizada pelo corpo médico que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou em hospital particular com integral custeio das despesas.

O Promotor de Justiça Sérgio Claro Buonamici propôs a ação depois de apurar representação encaminhada por uma mulher que, desde o início de 2012, vem sentindo fortes dores de cabeça e procurou as unidades de atendimento médico municipal até ser encaminhada ao neurologista. Foram realizados exames específicos que constataram a existência dos aneurismas cerebrais e a necessidade de internação para submeter a paciente à cirurgia de embolização cerebral.

De acordo com a ação, a paciente foi internada no Hospital Municipal de Americana, onde permaneceu por 25 dias aguardando data para realização da cirurgia, que não aconteceu por falta de vagas. A Secretaria Municipal de Saúde, então, encaminhou a paciente para o Hospital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde foram agendados exames pré-operatórios e consulta com médico neurologista. Entretanto, a data indicada pela PUC-Campinas para a realização da cirurgia não atendia à urgência da paciente que luta contra o tempo e depende desse procedimento, cujo resultado é decisivo para seu tratamento e sua cura.

Na liminar deferida no último dia 7, o Juiz Fabrizio Sena Fusari, da 1ª Vara Cível de Americana, determina o prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Americana providencie a cirurgia de embolização cerebral para a paciente, sob pena de sujeição à multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento.

Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo

 
     
   
 

 

 

 © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados a Camargo e Campos Desenv. VisioArt